Arquivo 2007: Rockz
Author: Alex Beserra
*Matéria publicada no dia 22/09/2007

Bandas novas como The Strokes, The Hives ou Franz Ferdinand manteram o espírio do verdadeiro Rock N' Roll. O impacto não foi tão grande em relação à outras épocas, mas essa safra foi considerada a "Salvação do Rock". Já podemos notar no Brasil algumas bandas seguindo para o lado dessa safra: o Moptop, uma das grandes revelações do ano, é um grande exemplo. Outra banda que vem se destacando e percorre por esse caminho é o Rockz.

Vindo do Rio de Janeiro, o Rockz é basicamente uma junção de amigos de longa data que vieram pra colocar a boa música em prática. A intenção de montar a banda já existia há um bom tempo, porém as reviravoltas e a rotina de trabalho durante anos e anos nunca permitiu. O Rockz é formado pelos guitarristas Gabriel Muzak (vindo do Funk Fuckers) e Nobru Perdeneiras, o baterista Pedro Garcia (ex-Planet Hemp e Seletores de Frequência), e para fechar o time o vocalista Diogo Brandão e o baterista Daniel Martins (ambos vindos da banda Benflos). Influenciados pela tal " nova safra", o Rockz contém outras tendências musicais em seu trabalho. Desde nomes dos anos 60 como The Beatles, Rolling Stones e The Who, até a atitude Punk Rock como Sex Pistols, Nirvana e Ramones. Literalmente, Rockz is Rock!
Pedro Garcia nos concedeu essa entrevista falando um pouco sobre sua carreira como músico: sua atual fase com o Rockz, a participação no Acústico MTV Lobão e a banda Planet Hemp.

Qual a origem do nome da banda, Rockz?
Nos primórdios da formação da banda, ligávamos um para o outro: "E aí? Vamos fazer uns "rocks"? Mas a banda ainda não tinha um nome definido. Um dia, o cara que tava fazendo a filipeta do nosso primeiro show perguntou o nome da banda. Liguei pro Nobru para saber o que ele achava , mas ele não estava em casa. A esposa dele sugeriu Rockz com "z" no final.Misticamente falando, era mais interessante.
Quem foi o diretor do clipe de "Confesso que errei"? E como surgiu a idéia inicial?

O diretor foi Eduardo Kurt. Um grande amigo e diretor premiado, fez clipes de artistas como Matanza, Dead Fish, Marcelinho da Lua, Planet Hemp entre outros. A idéia inicial do clipe foi do Diogo (vocalista), depois o Kurt examinou e fomos tendo varias idéias até chegar na história do acidente de carro.
E a sensação de tocar no Acústico MTV Lobão? Qual a relação que você e o Daniel tem com o Lobão de épocas anteriores?
Tocar com o Lobão é uma honra para nós. Eu aprendo muito com ele, e ele acaba aprendendo algo comigo também. Conheci o Lobão quando eu tocava com o B-Negão & Os Seletores. Estávamos lançando o CD pela revista "Outra Coisa". Ele gostou do som do disco e me chamou para produzir o disco dele. Indiquei o Daniel como baixista e aí lá vai historia.
Você teve a experiência de começar no underground, tocar em uma banda que atingiu o "grande público", e agora voltar, digamos assim, às origens. Quais são as diferenças entre estar numa banda grande como foi o Planet Hemp e estar numa banda alternativa como o Rockz?
São épocas diferentes sempre com suas vantagens e desvantagens, vida de musico é assim! A principal diferença é a infra-estrutura, que com banda começando é muito mais dificil, mas todos tem um começo ou recomeço, eu estou muito feliz e confiante em relação ao Rockz.
Sobre o Planet Hemp, imaginando um retorno, como você acha que seria a nova postura da banda? Você acha que voltaria a ser tão polêmico quanto foi enquanto o grupo existia?
Um retorno é quase impossivel, por mim não haveria problemas, mas depende dos caras... Eu não consigo imaginar como seria.
Para os músicos que acabam parando no tempo, qual o segredo de seguir em frente na música e não viver às custas do passado?
O segredo é nao parar, sempre seguir em frente, sem esse papo de: "Ah, vou dar um tempo..."... jacaré que fica parado vira bolsa! [risos]

Rockz:
Diogo Brandão - vocal
Pedro Garcia - bateria
Gabriel Muzak - guitarra
Nobru Pederneiras - guitarra
Daniel Martins - baixo

Site oficial:

