Matanza
Author: Alex Beserra
O assunto por aqui dessa vez é música para beber e brigar. Sim, é aquela banda que você está pensando, daqueles caras que só falam de cerveja, mulher e porrada e tem aquele tal de "gigante irlandês" no vocal.
Esse é o Matanza, banda de rock do Rio de Janeiro que conta atualmente com Jonas na bateria, China no baixo, Donida na guitarra e Jimmy no vocal. De 2001 pra cá, lançaram os quatro discos da carreira pela gravadora Deckdisc, sempre com Rafael Ramos na produção. Além de um CD/DVD ao vivo, o MTV Apresenta Matanza, lançado há 8 meses.A banda é conhecida por fazer o dito "rock pra macho". São conhecidos pela fusão do hardcore com o country, gênero que eles mesmos são pioneiros. O Matanza tem Johnny Cash como a maior referência musical, e segundo eles se não existisse Johnny Cash não existiria Matanza. Dentre outras influências da banda estão Slayer, Shane Macgowan e Reverend Horton Heat.
Desde o lançamento de A Arte do Insulto (2006), último cd de estúdio do Matanza, a banda não teve descanso. Em 2007 fizeram uma turnê de aproximadamente 90 shows por todo o país, inclusive a abertura do show do Motörhead, em São Paulo. Essa turnê teve como resultado a gravação do DVD ao vivo, que rolou em dezembro de 2007 no Hangar 110. Em abril de 2008 o DVD foi lançado, e a banda fez mais uma extensa turnê pelo Brasil, da qual já está estendida para o ano que vem.
Com tanto trabalho, o Matanza se firma como uma das maiores bandas de Rock brasileiro na atualidade. Com muita originalidade e atitude, fazendo a diversão dos amantes do rock n' roll pelos quatro cantos do Brasil.
Jimmy, vocalista do Matanza, concedeu-nos esta entrevista exclusiva, falando sobre o sucesso da banda, a maratona de shows durante a turnê, entre outros assuntos:
Quais os pontos negativos e positivos de uma turnê de 2 anos por todo o Brasil, sem intervalo?
Que cansa pra caralho, não é preciso ser nenhum gênio pra saber. Mas o show melhora muito, como um time de futebol que joga junto direto... Acordar sem saber onde estou também não me incomoda, mas carregar roupa imunda por 2 anos na mala é uma merda.
Na sua opinião, qual foi o grande fator que levou o Matanza ao sucesso atual?
Na minha humilde opinião, não há um sucesso atual, e sim o resultado de todos os anos de trabalho do Matanza. Isso nos trouxe aonde estamos, seja lá onde for isso.O Matanza atingiu um público voltado para o Rock em geral, e não necessariamente o público da mídia. Com isso, vocês consideram a MTV e as rádios extremamente importantes para a banda?
As rádios que nunca nos tocaram foram fundamentais pra entendermos como teríamos que trabalhar. Nós contra todos, e contando somente com nossa música e nossos esforços.
Quais bandas do Rock brasileiro atual vocês estão ouvindo?
Canastra, Monstros do Ula Ula, Enterro e sempre Krisiun e Ratos de Porão.
Os festivais de Rock com várias atrações fazem com que cada banda tenha pouco tempo de apresentação e nem sempre o público do festival é o
público da banda. Vocês gostam de tocar nesses festivais, como o Maquinária e o Rock Humanitário?
Os festivais sempre são mais bagunçados, porém com boas estruturas... É como uma churrascaria, maior bagunça rolando, mas passam altas picanhas...
Tocar no exterior é um sonho para o Matanza. Vocês acham que agora é o melhor momento pra isso?
Quem disse que é?
Vocês acreditam que futuramente existirão bandas que seguirão o countrycore que o Matanza inventou?
Acho que já existem. Sei pelo menos de uma, de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
Sobre as letras das músicas, de onde vem tanta inspiração para compô-las?
Isso só quem pode responder, por enquanto, é o Donida.
E sobre o futuro da banda, já estão trabalhando em novas músicas para um próximo disco?
O futuro a Satã pertence, meu amigo... Até lá, vamos nos divertindo.
Links:
Site oficial
http://www.matanza.com.br/
Myspace
http://www.myspace.com/matanzacountrycore

